A Maçonaria      Fale Conosco     Home

Estandarte da PAEL-GOEMG-GOB

Descrição do Estandarte

 
Resumo do Significado

Todos nós venceremos com mais tranqüilidade os "solavancos da vida" quando reunidos em uma equipe maçônica que nos encoraje a sensibilidade e o crescimento intelectual e, além disso, nos leve a trabalhar em prol da instituição sem interesses próprios ou de alguém em particular. Partindo deste principio na confecção do estandarte da Assembléia temos uma colméia, pois observando uma colméia, podemos aprender a nos organizar e a trabalhar em regime de cooperação, como fazem as abelhas. Com elas, aprendemos a conviver e a melhorar, pois são educadoras exemplares.

Desde os primórdios das grandes civilizações, essas laboriosas e minúsculas criaturas já eram reverenciadas e louvadas pelos homens, não só pelo eficiente sistema de divisão do trabalho como também pela perfeita comunicação entre elas por meio de sons e movimentos, relacionamentos harmônicos e comportamentos de extrema união. Resistem unidas a qualquer força que as ameace.

As abelhas foram retratadas nas paredes dos palácios e templos, nos cetros e coroas, bordados em fios de ouro nos mantos dos soberanos. Sua imagem sempre indicou riqueza, sabedoria, trabalho, organização e prosperidade.

Um circulo duplo nos ensina o poderoso Ritmo da criação. Três cubos que significa o tempo de mestre que o maçom deve ter para ser eleito Deputado, significando ainda a pedra polida e formando entre elas um triângulo, que nos ensina também que Deus, embora uno em essência, se manifesta como uma Trindade: Poder, Sabedoria e Amor. Triângulo também significa Vontade Espiritual, a intuição e a inteligência etc. Temos ramos de Acácia na parte de cima com cento e sessenta e duas pétalas representando acorda de oitenta e hum nós tão significativa na maçonaria, na parte de baixo outros ramos de Acácia com trinta e três pétalas representando os 33 graus da maçonaria.